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terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL: Um tempo para ouvir

Atenção, reflexão e coração aberto. Assim pode ser sintetizado o apelo da campanha lançada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Tendo como slogan "É tempo de ouvir a Palavra de Deus", a campanha pretende chamar a atenção de todos os brasileiros para a necessidade de se reservar um tempo diário de comunhão com a mensagem bíblica. "Não basta ler ou ouvir a Palavra de Deus, é preciso refletir sobre ela, entender e aplicar seus ensinamentos no dia-a-dia", destaca o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert, encarregado de coordenar a campanha que será realizada ao longo do biênio 2009-2010.
As principais ferramentas da campanha serão as gravações do Novo Testamento, em formato MP3, Bíblia em Áudio – na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – e A Fé Vem Pelo Ouvir (FVPO) – na tradução de Almeida Revista e Atualizada –, respeitando as preferências de cada público e dando a oportunidade a quem já ouviu uma versão também ouvir a outra. A SBB incentivará, paralelamente, a formação de grupos de audição da Bíblia nas igrejas, nas casas das famílias, no trabalho e em ambiente escolar. A meta, em dois anos, é que ao menos 5% da população brasileira tenham ouvido a Palavra de Deus.
Para dar suporte à campanha, será feito um trabalho especial junto a igrejas e organizações sociais visando criar grupos de leitura ou audição da Bíblia. Material informativo e de orientação sobre como fazer uma audição reflexiva da Palavra de Deus será disponibilizado. Também serão colocados à disposição dos interessados cartazes e sugestões sobre como desenvolver o programa entre diferentes comunidades. O lançamento oficial da campanha será no Dia da Bíblia, a ser celebrado no segundo domingo de dezembro.
A iniciativa tem como base o versículo 17, do capítulo 10 do livro de Romanos – Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. Assim, a ação será dividida em duas etapas. A primeira delas acontecerá em 2009 – ano em que se celebram dos 200 anos do nascimento de Louis Braille, criador do sistema de leitura para cegos que utiliza pontos em alto relevo. "Nosso foco prioritário será levar a Palavra de Deus a pessoas portadoras de necessidades especiais e em situação de risco social, especialmente as beneficiadas por nossos programas sociais", revela Seibert.
Para isso, os grupos participantes do programa de audição do Novo Testamento contribuirão com recursos financeiros para que a metodologia também seja implantada entre os públicos assistidos pelos programas Luz no Brasil, Inclusão do Deficiente Visual, Ação Social para Situações Emergenciais, Ação Social nas Escolas, Ação Social pela Paz, Ação Social nos Hospitais e Incentivo à Cultura.
Dedicado à Bíblia Sagrada, o ano de 2008 serviu como base para a nova campanha. A Bíblia ocupou lugar de destaque na agenda cultural e religiosa do país. "É preciso aproveitar este momento especial, quando todas as igrejas estão mobilizadas e há milhões de voluntários envolvidos, para ir adiante um pouco mais, fazendo que esse grande movimento gere uma mudança de comportamento. Ou seja, promova uma ação transformadora na sociedade por meio da Palavra de Deus", sintetiza Seibert.

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