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domingo, 8 de setembro de 2024

É Possível Haver Paz no Oriente Médio?

É possível haver paz no Oriente Médio?

Claro.

Israel e o povo judeu desfrutaram momentos de coexistência pacífica com seus vizinhos ao longo de sua história, mas sempre houve momentos em que, em pouco tempo, a paz pode subitamente desintegrar-se. O mesmo pode ser dito quanto aos modernos acordos de paz do Oriente Médio e a incerteza de sua força para aguentar mudanças como a sucessão de um líder ou sentimentos impopulares entre o povo.

Paz permanente

O salmo 122 é um cântico de ascensão, uma oração que era feita enquanto os peregrinos judeus subiam as montanhas da Judeia para ascender à capital de Israel, Jerusalém. O salmo de Davi diz: “Orem pela paz de Jerusalém! ‘Que sejam prósperos aqueles que a amam’” (Salmos 122.6). O caminho de peregrinação para a paz no Oriente Médio – e, ouso dizer, no mundo – não passa por Washington, D.C. ou Oslo, mas passa por Jerusalém.

Jerusalém: a paz da presença de Deus (Salmos 122.1-2)

O rei Davi começa o salmo 122 com um sentimento de alegria extasiada só de pensar em entrar em Jerusalém. O rei estava entusiasmado, pois ele e outros adoradores experimentariam a alegria da presença física de Deus na Cidade da Paz. Davi sabia que o Criador dos céus e da terra habitava ali, e em sua presença havia paz. “Pois o Senhor escolheu Sião, preferiu-a por sua morada, dizendo: ‘Este é para sempre o lugar do meu repouso; aqui habitarei, pois este é o meu desejo. Abençoarei com abundância o seu mantimento e de pão fartarei os seus pobres’” (Salmos 132.13-15).

Havia uma sensação de paz na vida de Davi. Ele sabia que, enquanto o Senhor estivesse habitando fisicamente com Israel em Jerusalém, nenhum inimigo poderia tomar a cidade, e Deus seria o seu refúgio, força e provisão. Jerusalém se torna o ponto focal do shalom, pois é dali que Deus administrará a paz. Shalom é a palavra hebraica para “paz”, “bem-estar” e “completude”.

Jerusalém: a Cidade da Paz para todos (Salmos 122.3-5)

Para os judeus, Jerusalém não é apenas o centro de adoração, mas também o ponto focal da administração e prática da lei de Deus. “Jerusalém, você que está construída como uma cidade... Lá estão os tronos de justiça, os tronos da casa de Davi” (Salmos 122.3,5).

É possível haver paz no Oriente Médio? Sim! Contudo, apenas quando Jesus Cristo governar e reinar de seu trono em Jerusalém!

A Cidade da Paz é o centro da reta justiça de Deus. Os “tronos de justiça” eram o lugar onde os líderes de Israel se sentavam para tomar decisões legais de acordo com a lei de Deus. A justiça e a retidão de Deus eram executadas de Jerusalém, uma justiça e retidão bíblicas, das quais surgia a paz.

Os “tronos de justiça” não seriam administrados somente ao povo de Israel, mas um dia se espalhariam por todo o mundo, trazendo paz e estabilidade a todos os reinos e a todas as nações. Os profetas Isaías e Miqueias profetizaram que Jerusalém seria o centro de onde tudo isso aconteceria no futuro. Miqueias proclamou:

“Nos últimos dias, o monte do templo do Senhor será estabelecido no alto dos montes e se elevará sobre as colinas, e para ele afluirão os povos. Muitas nações virão e dirão: ‘Venham, subamos ao monte do Senhor e ao templo do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas.’ Porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém.” (Miqueias 4.1-2)

As visões de Isaías e Miqueias não apenas tinham as tribos de Israel vindo a Jerusalém para encontrar justiça, retidão e paz, mas também todas as nações afluindo à Cidade da Paz em busca da instrução divina. Essa imagem profética coloca Jerusalém como o lugar onde a paz pode ser encontrada e dada ao resto da terra, em meio a um mundo que anseia por ela.

Jerusalém: a fonte da paz (Salmos 122.6-9)

Agora que sabemos e compreendemos o significado dessa pequena cidade, tanto local quanto globalmente, podemos entender por que Davi diria: “Orem pela paz de Jerusalém!” (v. 6a). Orar pela paz de Jerusalém é orar por uma paz permanente, tanto no Oriente Médio como no mundo todo.

No entanto, isso só pode acontecer quando o “Príncipe da Paz” – o Messias de Israel, Jesus Cristo – se assentar em seu trono em Jerusalém (Isaías 9.6). Quando você ora pela paz de Jerusalém, você está pedindo que o Senhor Jesus retorne para estabelecer seu reino justo na terra (Isaías 9.7). E Daniel previu que, depois de seu retorno, “foi-lhe dado o domínio, a glória e o reino, para que as pessoas de todos os povos, nações e línguas o servissem. O seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído” (Daniel 7.14).

É possível haver paz no Oriente Médio? Sim! Contudo, apenas quando Jesus Cristo governar e reinar de seu trono em Jerusalém!



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