Breaking News

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Tribunal nega fiança a piloto missionário e 2 voluntários do MAP detidos em Moçambique

 Mission Aviation Fellowship, a esposa do piloto pede aos cristãos de todo o mundo que se juntem a eles em oração todas as quartas-feiras

Um tribunal em Moçambique negou fiança a Ryan Koher, piloto do ministério Mission Aviation Fellowship e dois dos voluntários sul-africanos da organização que foram presos há mais de quatro meses, supostamente por suspeita de apoiar atividades insurgentes. O ministério diz que o piloto tem “paz de Deus e está comprometido com a Sua vontade”.

Koher , 31, e dois sul-africanos - WJ du Plessis, de 77 anos, e Eric Dry, de 69 anos - foram detidos na cidade costeira de Inhambane em 4 de novembro enquanto carregavam suprimentos na aeronave para serem levados para orfanatos administrados por igrejas no distrito de Montepuez, na problemática província de Cabo Delgado. O pedido de fiança foi negado no início deste mês.

Em uma atualização na sexta-feira, o MAF disse que a esposa de Koher, Annabel, é grata pelas contínuas orações e jejum em nome de seu marido.

Koher está passando por uma condição médica deteriorada, fazendo com que ele sofra de coceira que afeta seu sono, disse Annabel, acrescentando que Koher recentemente teve uma noite de sono melhor, que ela atribuiu às orações e jejuns contínuos da equipe do MAF e de outros cristãos em todo o mundo.

Na quarta-feira, centenas de pessoas de todo o mundo se juntaram ao dia global de oração e jejum do MAF por Koher, disse o ministério .

Em uma mensagem de vídeo no site do MAF, Annabel exorta os cristãos a se juntarem à equipe do ministério enquanto oram por seu marido todas as quartas-feiras.

Na declaração do MAF, Annabel disse que, embora seu marido inicialmente tenha se sentido desapontado depois de ter negado a fiança, ele encontrou paz em Deus e está totalmente comprometido em seguir Sua vontade.

O MAF disse que um funcionário da Embaixada dos EUA visitou Koher no início desta semana e entregou uma capa de colchão e outros itens e confirmou que Koher poderia passar uma hora fora de casa todos os dias. Eles também entregaram cartas para Koher, que ele receberá depois que as autoridades prisionais as revisarem.

O diretor do MAF no país se reuniu com o embaixador dos EUA, Vrooman, para discutir a situação de Koher.

Pela primeira vez em quase três meses, Annabel e seus dois filhos pequenos, Elias e Ezequias, puderam falar com Koher por telefone em 24 de janeiro.

Koher também tem escrito para o MAF US através da Embaixada dos EUA.

“Estou bem e com boa saúde. A prisão fez uma refeição especial para o Natal. Tinham carne com Coca Zero no lugar do feijão normal e pés de galinha”, escreveu em uma das cartas.

“Eu tento me exercitar todos os dias – apenas alguns polichinelos, flexões e agachamentos. Eu ainda passo a maior parte do meu dia lendo a Bíblia – é um verdadeiro 'virador de página!' Um dos homens aqui me emprestou sua Bíblia em português em troca de uma das minhas em inglês — estou usando para melhorar meu português.”

Ele acrescentou: “Qualquer que seja o caminho que Deus me leve a seguir, ele tem uma obra para eu completar e não preciso temer diante do sofrimento porque estou unido a Cristo. Essas coisas são muito reconfortantes para mim porque sei que ele estará comigo e tem um propósito nisso tudo. Por favor, ore para que ele me ajude a me comportar de maneira digna do Evangelho, para que eu não seja amedrontado por aqueles que se opõem a mim”.

Não houve interrogatório ou maus-tratos físicos a Koher, disse o MAF.

Em uma declaração anterior, o MAF garantiu que os três homens não estavam apoiando uma insurgência porque a organização “há muito procura cuidar daqueles que foram prejudicados pela insurgência, incluindo a evacuação de residentes inocentes após um ataque insurgente em março de 2021”. 

Extremistas islâmicos têm explorado uma crise na província costeira de Cabo Delgado. Uma guerra civil começou em 2017 pela área rica em gás, rubis, grafite, ouro e outros recursos naturais. Os manifestantes manifestaram-se contra o que dizem ser os lucros destinados a uma elite do partido Frelimo, no poder, com poucos empregos para os residentes locais.

Na região predominantemente muçulmana de Cabo Delgado, no país de maioria cristã, extremistas islâmicos sequestram mulheres e forçam meninos a se tornarem crianças-soldados,  informou o Washington Post  em outubro passado.

O órgão de vigilância da perseguição baseado nos EUA, International Christian Concern, também informou que, em 2017, “os insurgentes jihadistas começaram na província de Cabo Delgado, conquistando alguns locais devido ao fato de devolverem recursos do governo aos aldeões e não matarem ninguém. Isso não durou, no entanto, quando o EI começou a incendiar aldeias cristãs e matar aqueles que viviam lá."

A libertação de Ryan e o retorno seguro para casa continuam sendo a principal prioridade, disse o MAF, pedindo a todos que continuem orando por seu bem-estar e uma resolução positiva para seu caso.

Nenhum comentário: