Breaking News

domingo, 10 de abril de 2022

Superando a depressão em um mundo caído

Nunca vivemos em uma época melhor com mais oportunidades. No entanto, a depressão e o suicídio estão aumentando, especialmente entre os millennials. Há uma fixação em uma realidade alternativa. Nesta realidade alternativa, o mundo está morrendo. A desgraça é inevitável, e é mais nobre não ter filhos do que dar vida a um mundo sombrio e deprimente. Nesta realidade alternativa, somos fracassos e não há nada que possamos fazer para sermos melhores. Nem o próprio Deus pode mudar as criaturas fracas e perturbadas que somos.

Como cristãos, devemos saber melhor do que permitir que as mentiras do mundo controlem nossos pensamentos. Mas quem de nós pode dizer que nunca esteve deprimido com alguma coisa? Vivemos em um mundo pecaminoso cheio de enganos, e às vezes pode ser difícil guardar nossos corações contra isso.

Em alguns círculos do cristianismo, há vergonha na depressão. É verdade que não devemos ter vergonha disso ou escondê-lo, mas devemos perceber que é um ataque à verdade. É um ataque à soberania e ao poder de Deus. É um ataque a quem somos em Cristo e quem Ele nos fez para ser.

O inimigo quer que nos concentremos em nossas falhas e dúvidas. Ele quer que acreditemos em uma mentira sobre nós mesmos ou sobre o mundo. Ele quer que nos vejamos como separados de Deus e esqueçamos que o Espírito Santo vive em nós. Ele quer que acreditemos que, em última análise, somos desesperados, insuficientes e inadequados, e nada pode mudar isso. Nem mesmo Deus. Essa depreciação da criação também rebaixa o criador e Seu poder.

No entanto, a beleza de ler a palavra de Deus é que ela pode nos ajudar a superar essas mentiras. Pode nos ajudar a ver como Ele vê Seus filhos e filhas. O que quer que acreditemos com base no que vemos nos noticiários ou por meio de nossa experiência limitada não é verdade. Não importa o quanto o mundo queira lhe dizer que a "experiência vivida" é verdade, muitas vezes é a coisa mais distante da verdade. Deus tem o monopólio da verdade. A verdade não é como percebemos a realidade com base em como algumas pessoas nos trataram no passado ou no que fizemos. Onde vemos falhas e fracassos, Deus vê presentes e vitórias.

Além da palavra de Deus, o Espírito Santo nos guia na superação dessa falsa realidade que nos cerca. Na oração e na meditação, Deus fala aos nossos corações. Por exemplo, recentemente tive que fazer um teste de personalidade para um emprego. Eu não tinha certeza de como seria. Tradicionalmente, muitas vezes olhei para o meu passado à luz dos meus fracassos. Ao focar nos meus piores momentos, porém, isso muitas vezes pinta uma imagem de alguém que não tem confiança, é indiferente, egoísta, preguiçoso, impaciente e tem todo um tipo de outras qualidades terríveis.

Apesar de tudo isso, Deus me levou a fazer diferente desta vez. Ao orar no Espírito, pude ver além dessa definição limitada de mim mesmo e ver meu passado à luz de como Deus me vê. Percebi que há vitória, confiança, beleza e alegria na pessoa que sou. Sempre esteve lá; é muitas vezes ofuscado pelos pontos negativos em que me concentro (dúvidas, falhas e erros). Minha percepção tradicional do passado ou "experiência vivida" sempre foi uma mentira. A pessoa que às vezes penso que sou não existe e nunca existiu.

Eu sou uma nova criação em Cristo. Não sou definido por minhas falhas e fracassos, mas pelos dons e espírito que Deus colocou em mim. É assim que nós cristãos devemos olhar para nós mesmos e para os outros. Em última análise, o mundo quer que nos concentremos na psicologia, na autoajuda e nas autoafirmações. Embora possa haver algum valor para essas ferramentas, elas nunca serão suficientes. Por quê? Porque essas ferramentas focam em nós, mas não são sobre nós. É sobre Deus. Ao procurá-lo, encontramos a verdade e, nessa verdade, podemos derrubar as mentiras que acreditamos sobre nós mesmos e o mundo.

Jim Miesner é autor e ghostwriter de vários livros. Ele atualmente mora em Rochester, NY, com sua esposa e dois filhos. Você pode encontrar mais de suas reflexões em  jimwriteswords.com .

Nenhum comentário: